Leonel de Noronha Madeira Campos

Informações

Nascimento: 
Filiação:
Falecimento: 
Cadeira: 

Sobre

Leonel de Noronha Madeira Campos nasceu no dia trinta de novembro de mil novecentos e quarenta e dois, e faleceu no dia trinta de maio de mil novecentos e noventa e três. Era filho de Moaci Ribeiro Madeira Campos e Rita Stela de Noronha Madeira Campos.

Formou-se em Engenharia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) em 1965. Durante o curso de engenharia civil teve a oportunidade de estagiar no Escritório de Engenharia Antônio Alves de Noronha, um dos grandes escritórios de projeto do Brasil, fundado no Rio de Janeiro por um tio, o engenheiro e professor Antônio Alves de Noronha, que foi um importante precursor do projeto de estruturas de concreto no Brasil. 

Ao concluir o curso de engenharia civil, retornou para Teresina onde ingressou no quadro de engenheiros do Departamento de Estradas e Rodagens do Piauí (DER-PI), em 1966, onde permaneceu até a data do seu falecimento. No DER-PI exerceu, entre outros cargos o de Diretor de Planejamento e Presidente do Grupo Executivo de Licitação. 

Foi fundador da Empresa Piauiense de Engenharia Ltda (EPEL) com a qual construiu diversas obras residenciais. 

Participou da construção dos conjuntos habitacionais Parque Piauí e Maloca, como engenheiro da empresa Lourival Parente. 

Fundou também, a empresa Noronha Campos Ltda, com a qual se dedicou a trabalhar com projeto estrutural, tendo sido autor de diversos projetos como: Hotel Rio Poty, Condomínio Bervely Hills, Edifícios Mário Faustino e Da Costa e Silva, 

Edifício Álvaro Pires, Supermercado Gil (hoje Pão de Açúcar) e Sede do Banco do Estado do Piauí (BEP). Foi Sócio-fundador e Presidente do Clube de Engenharia do Piauí, no período de 1975-1977. E por último, escreveu um livro de poemas com o título “Trocando Matrizes por Trovas” (inédito).