Pontes de concreto armado: efeitos da corrosão e da variação do módulo de elasticidade do concreto

A maioria das pontes da malha de rodovias federais brasileiras é de concreto armado e tem idade superior a 30 anos, sendo escassas as in- formações sobre seus materiais constituintes e suas características mecânicas. Ao longo da vida útil dessas pontes ocorreram alteraçoes de capacidade de carga e geometria dos veículos da frota circulante e alteraçoes dos trens-tipo para o dimensionamento dessas estruturas. Muitas delas apresentam sinais perceptiveis de deterioração, tanto do concreto quanto da armadura, e não se conhece o grau de comprometimento dessas estruturas. Este trabalho pretende contribuir para a avaliação estrutural das pontes de concreto armado através da análise da variação da distribuição de tensóes no concreto e na armadura, decorrentes da variação do módulo de elasticidade do concreto e da redução da taxa geométrica de armadura longitudinal por corrosão, em uma ponte representativa do estoque de pontes existentes. A análise foi feita oom a utili- zaçào de dois modelos em elementos finitos, um com elementos de barras e cascas e outro com elementos sólidos, nos quais foram simuladas variaçóes no módulo de elasticidade do concreto e diferentes condiçOes de corrosão da armadura longitudinal das longarinas. Os resultados obtidos indicam que os efeitos da variação do módulo de elasticidade do concreto e da taxa geométrica de armadura são mais significativos nas tensoes na armadura que no concreto. Palavras-chave: s de concreto; corrosão da armadura: distribu- ode tensões.

Autores:
Editora:
Data de publicação: