Um sistema de gestão de pontes é um sistema auxiliar organizacional e de decisão constituído de um conjunto de atividades inter-relacionadas que contempla normas e diretrizes para todas as atividades, uma organização para gerir e realizar essas atividades, um banco de dados geral dessas atividades e um conjunto de ferramentas computacionais para o processamento de um inventário com as informações das condições atuais das pontes. Ele possibilita o desenvolvimento de modelos para determinação e previsão das condições futuras dos seus elementos e componentes em termos de durabilidade, de capacidade de carga e de condições de tráfego. Em 1982 foi criado o primeiro cadastro informatizado de obras de artes especiais da malha de rodovias federais pelo Departamento Nacional de Estrada de Rodagem – DNER, denominado Sistema Geral de Cadastro Rodoviário – SIGCAR A última tentativa de implementar um programa sistemático de inspeção de pontes ocorreu com a implantação do Sistema de Gerenciamento de Obras — SGO pelo Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes – DNIT, desenvolvido pelo Consórcio Pontis / Maia Melo, de novembro de 2001 a novembro de 2004. De um total de 4092 pontes cadastradas pelo DNIT, apenas 1210 foram inspecionadas. Neste trabalho são analisadas as características dessas pontes, os resultados das inspeções realizadas e apresentadas comparações com o sistema SIB-BAUWERKE implantado pela Bundesanstalt fúr Strapenwesen — BAST, na Alemanha, que possam contribuir para uma melhor definição das medidas a serem tomadas no futuro para preservar esse patrimônio público de cerca de cinco bilhOes de reais. Palavras-chave: Gestão de Pontes; Pontes de Concreto; Inspeções de Pontes