Efeitos de cargas permanentes, trens-tipo e veículos reais em pontes em vigas

rede de rodovias brasileiras conta com ele- vado número de pontes com faixas etárias as mais variadas, tendo sido projetadas seguindo os padrões estabelecidos pela NB-6 de 1946, 1950, 1960 e 1982. As alterações ocorri- das nessa norma visaram adaptar os trens-tipo de projeto à evolução da frota de veículos circulantes. Os dados sobre as pontes existentes nas rodovias federais brasileiras [1] possibilitam identificar no estoque de pontes suas características estruturais, trens-tipo de projeto, número e dimensões dos vãos, entre outros. Des- sas pontes, 93% possuem vão menor que 40,0 m e 50% menor que 20,0 m, 83% são em viga de concreto armado, 50% delas são simplesmente apoiadas. Este trabalho resgata os trens-tipo das normas NB-6 de 1946, 1950, 1960 e 1982, apresenta as características dos veículos reais da frota em circulação, determina seus efeitos sobre pontes representativas do estoque de pontes brasileiras com vãos entre 6,0 m e 40,0 m, de modo a com- parar os resultados e estabelecer a importância de cada um dos carregamentos e contribuir para a avaliação da situação das condições de estaoilidade e da necessidade de adoção de medidas que minimizem os danos às pontes existentes.

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