As pontes das rodovias brasileiras são projetadas atualmente segundo os padrões estabelecidos pela NB-6 de 1982, entretanto há um grande número de pontes projetadas segundo os padrões de carregamento previstos pelas normas brasileiras de pontes de 1946, 1950 e 1960. As alterações ocorridas nos trens-tipo dessas normas visaram adaptar os trens-tipo de projeto à evolução da frota de veículos circulantes. Com o objetivo de contribuir para uma melhor compreensão e avaliação da situação das condições de estabilidade e da necessidade de adoção de medidas que minimizem os danos às pontes existentes, este trabalho apresenta os efeitos das cargas permanentes, dos diversos trens-tipo (TB240-l, TB240-ll, TB360 e TB450) e de veículos representativos dos veículos reais em circulação atualmente (Van, Ônibus Direcional Duplo Trucado, Rodotrem 74/20, Rodotrem 74/25, Bi-trem 74/25 e Caminhão Basculante BB 48/14) em pontes representativas do estoque de pontes brasileiras. Dentre os esforços solicitantes, foram comparados os momentos fletores máximos nas longarinas provocados pelos diferentes carregamentos, com ou sem a adoção de coeficientes de impacto, com vistas a determinar os vãos a partir dos quais as solicitações provocadas pelos veículos reais superam as provocadas pelos trens-tipo das diversas normas. Comparou- se ainda a armação necessária para essas solicitações considerando aço CA25 e CA50 para verificar a compatibilidade das armaduras das pontes existentes com as calculadas para as solicitações reais. Palavras-Chave: Pontes de concreto; Trens-tipo; Veículos reais; Coeficientes de impacto; Avaliação estrutural.