Metrô de Teresina – Percurso Itararé/Praça da bandeira

Na década de 70, Teresina apresentava problema de tráfego similares às demais capitais brasileiras, ou seja, conflitos de trânsito rodoferroviários. Tornaram-se frequentes os acidentes nas ruas com mesma passagem de nível.
O problema era mais grave no pátio da Estação da RFFSA, quando os trens faziam manobras na Av. Miguel Rosa.

Ferrovia no mesmo nível da avenida
Locomotiva provoca acidente na Av. Frei Serafim

Depois de concluído o seu primeiro mandato como governador do Estado, no ano de 1977, Alberto Silva foi nomeado para dirigir a Empresa Brasileira de Transportes Urbanos – EBTU, órgão federal que, em conjunto com a Rede Ferroviária Federal S.A.- RFFSA, elaborava projetos para eliminação dos conflitos rodoferroviários nas principais cidades brasileiras, além da construção dos metrôs.

Alberto Silva, aproveitou a oportunidade para elaborar o projeto do metrô de Teresina. A implantação do futuro metrô consistiria, em sua primeira etapa, no aproveitamento de um trecho de 8,5 km da rede ferroviária existente, projetando-se 15 estações convenientemente posicionadas na integração com o sistema de ônibus.

Passados dez anos, somente em 1987, durante o segundo governo, as obras foram iniciadas, quando então foram rebaixados 3,18 km de ferrovia e construídos 9 viadutos, sendo 6 rodoviários e 3 ferroviários

Etapas construtivas

Início do rebaixamento dos trilhos
Rebaixamento
Rebaixamento
Revestimento dos taludes
Vista superior

Trecho Itararé/Matinha – Inauguração em 1990

Inauguração

Expansão do Metrô

Nessa primeira fase de implantação da obra (Governo Alberto Silva), a linha do metrô se estendia do conjunto Dirceu Arcoverde até a estação Matinha, localizada nas proximidades da ponte metálica.

Estação da Matinha

O metrô funcionou por muito tempo nesse percurso. Mas, como constava do projeto, era necessário a construção do trecho Matinha até a praça da Bandeira, para proporcionar maior comodidade aos usuários.

Techo Praça da Bandeira (GOVERNO WELLINGTON DIAS)

Com aproximada de 1 quilômetro de extensão, executado em concreto armado, numa estrutura elevada acima da Av . Maranhão, a obra foi construída no Governo Wellington Dias.

Obra sobre a Av. Maranhão

Na Praça da Bandeira seria construída a Estação de desembarque, que recebeu o nome do Governador Alberto Silva.

Estação Engenheiro Alberto Tavares Silva
Foto aérea da estação Bandeira.
A solenidade de inauguração contou com presença do Ministro Márcio Braga
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