Simplício Mendes, cidade pobre do sertão nordestino, tem na grandiosidade de seu povo sua maior riqueza, como mostra o livro “Simplício Mendes — História e Notáveis”, de autoria de José Mendes de Sousa Moura.
O citado escritor simplício-mendense enriquece a historiografia do município com uma nova obra. Desta vez, traz a público este livro biográfico: “Isaías Coelho— O Esculápio do Sertão”, que conta a vida e a obra do ilustre filho de Simplício Mendes, indiscutivelmente um dos maiores médicos piauienses de todos os tempos.
A vida do Dr. Isaías Coelho é um exemplo a ser seguido. Ele exerceu a profissão com muita competência e espírito humanitário, trabalhando incansavelmente pelo seu povo, salvando vidas e sendo um benemérito dessa gente pobre e sofrida.
Este livro resgata, portanto, um pouco da história desse grande médico do sertão, mostrando-nos sua dedicação ao ofício de curar, sua capacidade e inteligência invejável, seu caráter, sua bondade, seu temperamento por vezes explosivo, sua vontade de aprender e sede de saber, sua humildade, suas dúvidas e incertezas.
Conheci-o ainda criança e fui seu vizinho na antiga Rua 15 de Novembro. Aprendi a admirá-lo e a respeitá-lo, como também o povo da cidade e região o admirava e o respeitava, assim como todos os piauienses que dele ouviram falar. Certamente ele influenciou não só a mim, mas a tantos outros simplício-mendenses que optaram pela atividade médica.
A profissão de médico é realmente muito gratificante pela oportunidade que se tem de aliviar a dor ou prolongar a vida de muita gente. Mas é também uma atividade angustiante pelo fato do médico muitas vezes se sentir impotente para atender as expectativas daqueles que o procuram com a esperança da cura ou do alívio de seus sofrimentos.
É por isso que, em média, os médicos morrem mais cedo. É por isso que são mais propensos a doenças mentais e a depressões. As estatísticas mostram isso. E o Dr. Isaías, com sua impaciência e temperamento dificil, retrata bem isso. Morreu aos 69 anos, vítima de infarto do miocárdio, mal certamente causado pelo stress que a atividade profissional lhe proporcionou.