PONTE DE MADEIRA SOBRE O RIO POTI
Governo: Leônidas Melo (1935/1945)
Início da construção: 1935
Conclusão: 1937
PONTE DESTRUIDA NA ENCHENTE DE 1947
Nildomar Silveira – Desembargador do Piauí – (in facebook TERESINA MEU AMOR)- Atravessei de ônibus – e que ônibus – indo com meus pais, para Fortaleza (CE). Era de madeira e recordo-me, parece mentira, do barulho durante a passagem do veículo sobre ela. Durante uma grande cheia do Rio, parece-me que
no final da década de 40, ela foi arrastada pela correnteza. Incalculável o prejuízo para a cidade que voltou ao velho “pontão”.
Com a destruição da ponte rodoviária de madeira em 1947, dez anos se passaram com grandes transtornos para travessia sobre o rio Poti. Todo tráfego rodoviário Ponte destruída na enchente de 1947
incluindo Fortaleza e cidade do norte piauiense com destino a Teresina, teria que se submeter às demoradas e precárias condições dos pontões para ultrapassagem sobre o rio.
Somente em 1957, com a construção da primeira ponte de concreto sobre o Poti, (ponte Juscelino Kubitscheck), o tráfego seria normalizado.
Ponte Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira – (DNOCS)
Conclusão da estrutura de concreto: 1954
BR. 343/PI, acesso a Teresina, Km 4,9 – Classe: 24 ton.
Direto Geral do DNOCS – engenheiro Luis Mendes Ribeiro Gonçalves (1953/1954)
Diretor Regional – engenheiro João Martins do Rego (1943 //1964)
Inauguração oficial: 1957
Após os acabamentos finais e estando em pleno funcionamento a ponte construída pelo DNOCS, seria inaugurada oficialmente pelo Presidente Juscelino Kubitschek em janeiro de 1957.
Com a mudança da Universidade Federal para a Zona Leste de Teresina, muitos bairros floresceram com a construção de avenidas, prédios e condomínios. Naturalmente que o trafego sobre a ponte Juscelino Kubitschek ficaria congestionado, pois se tratava da única via de acesso ao centro comercial, onde continuavam sediados os serviços públicos, as escolas, as redes hospitalar e bancária. A solução seria a construção de uma nova ponte paralela à JK, desafogando o fluxo de veículos para a Av. Frei Serafim.
DUPLICAÇÃO DA PONTE JK – (DNER)
Denominação: Ponte sobre o Rio Poti I
Inicio: 1974
Inauguração: 1978
Projeto: Hidroterra S.A Engenharia e Comercio
Construtora: Guarantã S.A
Extensão: 426,9 m, Largura: 14,8 m, Classe: 36 ton. BR.343/PI, Acesso a Teresina, Km 4,9
Chefe do 18º Distrito Rodoviário Federal/DNER: Engenheiro Emanuel Marques Sérvio
Fiscais do DNER: Engenheiros: Cícero Ferraz de Sousa Martins, Agnelo Fructuoso de Araújo e Gildemar Gomes dos Passo
TRIPLICAÇÃO DA PONTE JK – PONTE DO MEIO
Texto : Eng. Cid de Castro Dias- Teresina- 2020
Consulta: Livro ”Engenharia Piauiense”