Na década de 70, Teresina apresentava problema de tráfego similares às demais capitais brasileiras, ou seja, conflitos de trânsito rodoferroviários. Tornaram-se frequentes os acidentes nas ruas com mesma passagem de nível.
O problema era mais grave no pátio da Estação da RFFSA, quando os trens faziam manobras na Av. Miguel Rosa.


Depois de concluído o seu primeiro mandato como governador do Estado, no ano de 1977, Alberto Silva foi nomeado para dirigir a Empresa Brasileira de Transportes Urbanos – EBTU, órgão federal que, em conjunto com a Rede Ferroviária Federal S.A.- RFFSA, elaborava projetos para eliminação dos conflitos rodoferroviários nas principais cidades brasileiras, além da construção dos metrôs.
Alberto Silva, aproveitou a oportunidade para elaborar o projeto do metrô de Teresina. A implantação do futuro metrô consistiria, em sua primeira etapa, no aproveitamento de um trecho de 8,5 km da rede ferroviária existente, projetando-se 15 estações convenientemente posicionadas na integração com o sistema de ônibus.
Passados dez anos, somente em 1987, durante o segundo governo, as obras foram iniciadas, quando então foram rebaixados 3,18 km de ferrovia e construídos 9 viadutos, sendo 6 rodoviários e 3 ferroviários
Etapas construtivas





Trecho Itararé/Matinha – Inauguração em 1990


Expansão do Metrô
Nessa primeira fase de implantação da obra (Governo Alberto Silva), a linha do metrô se estendia do conjunto Dirceu Arcoverde até a estação Matinha, localizada nas proximidades da ponte metálica.

O metrô funcionou por muito tempo nesse percurso. Mas, como constava do projeto, era necessário a construção do trecho Matinha até a praça da Bandeira, para proporcionar maior comodidade aos usuários.
Techo Praça da Bandeira (GOVERNO WELLINGTON DIAS)
Com aproximada de 1 quilômetro de extensão, executado em concreto armado, numa estrutura elevada acima da Av . Maranhão, a obra foi construída no Governo Wellington Dias.

Na Praça da Bandeira seria construída a Estação de desembarque, que recebeu o nome do Governador Alberto Silva.


