José Herculano de Carvalho

Informações

Nascimento: 
Filiação:
Cadeira: 

Sobre

José Herculano de Carvalho nasceu no dia cinco de outubro de mil novecentos e quarenta e cinco, no Piauí. Filho de Benedito Clementino de Carvalho, e Edith Ferreira de Carvalho.

Formou-se como Engenheiro agrônomo pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestre em Agronomia, pela Universidade da Flórida (FLA), Gainesville, Florida, EUA, e além disso, possui um Treinamento de experimentação agrícola, ministrado pelo IRRI, em São Paulo. Além disso, é Engenheiro Agrônomo do Ministério da Agricultura, Extensionista agrícola da então ANCAR/PI, e por último, mas não menos importante, Pesquisador da EMBRAPA.

Possui uma longa carreira de produções científicas, e cargos de confiança, desempenhou suas atividades por vários anos, e por várias entidades pelo estado, das quais, podemos citar as de:

Coordenador Técnico da ANCAR- PIAUÍ (1969-1971);

Subchefe (Coordenador Técnico) da UEPAE de Teresina, Unidade Descentralizada da Embrapa (1978-1979); 

Coordenador do Programa Nacional de Pesquisa de Babaçu (02/1983-1985); 

Presidente da Comissão de Seleção de Professores para a Disciplina de Agrostologia, Pastagens e Plantas Tóxicas, do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Piauí (1983); 

Coordenador do Projeto de Conservação do Gado Pé-Duro ou Coraleiro, da Embrapa Meio-Norte (1983-2004); 

Coordenador do Projeto de Avaliação de Leguminosas Forrageiras Arbóreas para a região Semiárida do Estado do Piauí (1984-1991), e

Coordenador das atividades de implantação das Fazendas Experimentais “ Octavio Domingues” e “Guimarães Duque” da Embrapa em São João do Piauí (1982-1983).  

Além disso, como mencionado anteriormente, é importante também, para o fomento da pesquisa e extensão, tendo diversas publicações, tanto científicas quanto metodológicas, como:

CARVALHO, J.H. de; MATTOS, H.B.   Desmanthus virgatus (L.) Wild., uma promissora leguminosa forrageira para regiões secas. Zootecnia. São Paulo, v.12,n.3, p.171-176,1974. 

CARVALHO, J.H. de. Plant age and its effect upon forage quality. Gainesville, University of Florida, 62p. (Tese M.Sc.) 

CARVALHO, J.H. de; PEREIRA, P.R. Projeto para implantação de um núcleo de preservação do gado pé-duro ou curraleiro. Teresina, EMBRAPA/UEPAE de Teresina, 1981. 17p. 

CARVALHO, J.H. de. Pé-duro, patrimônio preservado no Piauí. Dirigente Rural, São Paulo, v.24, n.5, p.26-28, 1974. 

CARVALHO, J.H. de. Projeto de preservação do gado pé-duro. In: Seminário de Pesquisa Agropecuária do Piauí, 4., Anais. Teresina, EMBRAPA/UEPAE de Teresina, 1986, p.504-522. 

CARVALHO, J. H. de; ALCOFORADO FILHO, F. G.; MORAES, L.D. de Effects of different conditions and duration of storage on the germination of babassu seeds ( Orbignya phalerata). Principes, Lawrence (USA), v.32, n.2, p.55-58, 1988. 

CARVALHO, J.H. de; MAIA, C.M.N.A.; AMORIM, G.C. de. Seleção de sabiá (Mimosa caesalpiniaefolia), leguminosa madereira e forrageira, para obtenção de plantas sem acúleos. Mossoró, ESAM, 1990. 8p. (Coleção Mossoroense, Série B, 782). 

CARVALHO, J.H. de. Information from Brazil on Mimosa caesalpiniaefolia. Agroflorestry Today. Nairobi, v.2, n.4, p.22, Oct./Dec., 1990. 

CARVALHO, J.H. de et al. Avaliação de plantas xerófilas na região semi-árida do Estado do Piauí. Teresina, EMBRAPA/UEPAE de Teresina, 1982. 21p. 

CARVALHO, J.H. de; AMORIM, G.C.; ALCOFORADO FILHO, F.G. Avaliação de algaroba (Prosopis juliflora), bordão-de-velho (Pithecelobium cf. saman), faveira ( Parkia platycephala) e pauferro (Caesalpinia férrea) em área semi-árida  e de baixa fertilidade natural, em São João do Piauí, PI. Mossoró, ESAM, 1992. 21p. (Coleção Mossoroense, Série A,53).

Além disso, é membro da Associação de Brasileira de Criadores de Bovinos Coraleiro Pé-Duro, e já foi homenageado em diversas oportunidades, devido a sua competência, das quais: Recebeu a Medalha do Mérito Agropecuário “ João Mendes Olímpio de Melo”, concedida pelo Governo do Estado do Piauí em Dezembro de 1993.; O Diploma de Mérito Científico, concebido pelo Governo do Estado do Piauí em Novembro de 1994; O Prêmio Mérito Científico de Produção Animal, concedido pela Sociedade Nordestina de Produção Animal em Novembro de 2000, e foi Homenageado no X Congresso Nordestino de Produção Animal, 17 a 19 de Novembro de 2015.