Antônio José de Sampaio nasceu em nove de abril de mil oitocentos e cinquenta e sete, na freguesia Nossa Senhora do Livramento, onde atualmente se localiza o município de José de Freitas. Em 1882, formou-se no curso de Engenharia Industrial, pela Escola Politécnica Federal da Suíça, e também foi Bacharel em Letras e Doutor em Ciências Físicas e Naturais, todos no mesmo país.
Ao se formar na Suíça e após um giro pela Europa, retornou ao Piauí disposto a desenvolver projetos agroindustriais, e, em 1889, assinou contrato de arrendamento com o Tesouro Nacional para explorar parte das Fazendas Nacionais situadas na região do Vale do Canindé, que compunham o Departamento de Santo Inácio de Canindé. O Contrato estabelecia, entre outras obrigações, que o Dr. Sampaio montasse uma fábrica de laticínios, a qual foi instalada no povoado Campos, então município de Simplício Mendes, e atual cidade de Campinas do Piauí. Além da indústria de laticínios, realizou obras de melhorias e empreendeu alguns projetos agrícolas nas Fazendas Nacionais.
Entre 1883 e 1889 viveu no Rio de Janeiro, onde se tornou conferencista atuante e professor de física e química industrial na Escola Politécnica do Rio de Janeiro. Em 1905, publicou o estudo “A General Description of Stateof Piauhy on The Northern part of Brazil its natural resource, pasturagem, climate and Salubrity with special reference to the catte breeding compared with the conditions of the Argentine Republic and Australia”, que mais tarde fora parcialmente traduzido e publicado pelo governo do Piauí, com o título de “Descrição Geral do Estado do Piauí”.
Poliglota, dominava pelo menos cinco idiomas, e publicou vários trabalhos científicos em português, francês, inglês, alemão e italiano. É patrono de uma das Cadeiras da Academia Piauiense de Letras, além da Cadeira Nº 3 da APIENG. Foi homenageado em 2010 com a inscrição no Livro do CREA-PI.